Como trabalhar com equipes remotas

Nos últimos anos o tipo de emprego que vem ganhando cada vez mais espaço é aquele em que é possível ser feito remotamente, ou seja, o trabalho à distância, que pode ser feito em qualquer parte do mundo. O gerenciamento de um equipe remota diminui os custos e melhora a flexibilidade dos processos. Através de softwares colaborativos, metodologias ágeis e outros recursos, a barreira que delimita o trabalho em um espaço fixo é quebrada. Nem todo mundo consegue se adaptar corretamente a este tipo de organização, por isso algumas práticas devem ser aplicadas para extrair o melhor do gerenciamento remoto. No post de hoje trazemos algumas dicas para você:

Crie um plano de trabalho

Criar um conjunto de ações que serão realizadas em um projeto/função para alcançar determinados objetivos e metas se torna crucial para gerenciamento de equipes. O planejamento deve estar estruturado para responder às perguntas: o que deve ser feito, quem vai fazer, como fazer e quando fazer. Utilizando metodologias ágeis, é interessante quebrar tarefas grandes em partes menores para tornar mais fácil a execução das tarefas.

Organize os horários de trabalho

Este é um problema complexo principalmente para equipes remotas em que há diferença de fuso horário. Nessas circunstâncias, é importante determinar prazos e agendar reuniões organizando quais os melhores horários para todos. Outro ponto importante é auxiliar os profissionais e respeitar suas pausas e descansos.

Criar e documentar processos

Fazer a documentação de processos é uma ação fundamental para qualquer tipo de negócio. Tratando-se do trabalho à distância, não podia ser diferente. Guardar e-mails, registros e principalmente arquivos na nuvem fazem com que erros de comunicação sejam evitados, assim como perda de informações e falhas no trabalho. Quando a empresa tem processos, a chance de ocorrer erros é menor, e você ainda auxilia a todos os funcionários (sejam aqueles que estão há anos na empresa ou que entraram na semana passada) a resolver problemas com maior facilidade e autonomia.

Estimular a comunicação e os questionamentos

No caso do trabalho com equipe remota, quanto mais sucinto e direto você for quando conversas com seus colaboradores e colegas, maior pode ser o problema. É importante que você faça uma descrição/briefing completo das tarefas e estimular que sejam feitos levantamentos de dúvidas e questionamentos de maneira contínua, para assim minimizar a ocorrência de imprevistos e futuros problemas. Manter uma boa comunicação dentro do time torna-se essencial e de suma importância, assim como a harmonia entre os pares e líderes com seus colaboradores. Dar a liberdade para que todos se sintam à vontade na hora de fazer questionamentos e dar sugestões auxiliam no engajamento da equipe.

Invista em tecnologia

Utilizando os recursos corretos, é possível realizar reuniões e torna-se viável o compartilhamento e visualização das tarefas e documentos. Com os meios tecnológicos corretos, você conseguirá ter maior visualização do andamento das tarefas de cada um e pode dar feedbacks em tempo real. Aqui o papel da tecnologia vai além de facilitar encontros através de texto, áudio e vídeo, ele também proporciona a criação de métodos de trabalho e aproxima o contato com pessoas que estão longe.
Esperamos que nossas dicas tenham lhe ajudado!

 

Se você está pensando em trabalhar remotamente ou abrir a sua empresa, saiba que pode contar com a Guarda Brasil! Aqui você pode utilizar nossos boxes como endereço fiscal e também pode utilizar nosso espaço de coworking que tem unidades em Novo Hamburgo/RS, Porto Alegre/RS, Caxias do Sul/RS e Curitiba/PR. E não vamos parar por aí! Estamos em constante expansão e logo logo abriremos novas unidades! Nós também temos salas comerciais para alugar e você pode gerenciar sua equipe através delas, criando seu próprio ambiente de trabalho!

✅ Curtiu a ideia? Para saber mais informações, converse com a nossa equipe!