A importância da gestão de estoque

O estoque é considerado uma das áreas mais críticas do varejo e sua organização (ou falta dela) pode levar ao lucro ou prejuízo das empresas

Ao contrário do que muitos pensam, a gestão de estoque não limita-se ao controle de entradas e saídas de mercadorias. Ela é uma das peças chave para a administração de uma empresa uma vez que compõe o capital de giro (quantidade de dinheiro disponível para manter uma empresa).

Ainda há quem pense que essa gestão só é importante para grande empresas, mas ela é crucial para todos os tamanhos . A boa gestão de estoque pode ser o diferencial para investimento em outra áreas e destacar-se diante da concorrência.

Abaixo listamos alguns benefícios para as empresas:

  • Agilidade no atendimento ao cliente com respostas imediatas e precisas;
  • Ganho de tempo em contagem;
  • Confiança nas quantidades existentes;
  • Melhora no fluxo da produção devido aos procedimentos que garantem a localização e quantidade corretas dos materiais solicitados;
  • Redução de custos de manutenção de estoque;
  • Utilização adequada do capital de giro do negócio;
  • Conhecimento da influência dos estoques nos resultados financeiros e Gestão Estratégica.

Para uma boa gestão é importante estar atento aos seguintes pontos:

  • Compra;
  • Organização do estoque;
  • Exposição dos produtos;
  • Promoções;
  • Atendimento;
  • Entrega.

O controle de estoque está diretamente ligado as compras e relacionamento com os forncedores. É importante estar atento as estratégias de vendas (preços, prazos e promoções) e compras (preços, prazos e promoções) para não ficar no prejuizo.

A seguir uma definição do Sebrae:
"Um bom controle de estoque permite ao gestor calcular o giro das mercadorias e aperfeiçoar o processo de compras, diminuindo a pressão sobre o capital de giro da empresa. Implantar esse controle também viabiliza a classificação dos produtos utilizando-se de uma ferramenta conhecida como Curva ABC, que se baseia na premissa de que, em geral, 80% das consequências são diretamente influenciados por apenas 20% das causas.

O objetivo desse método de classificação é, portanto, identificar os itens de maior impacto para os resultados da empresa a partir de indicadores como giro de estoque, lucratividade e representatividade no faturamento.

De acordo com a mesma lógica, a falta de controle impossibilita o gestor de conhecer o consumo médio dos materiais e pode fazer a empresa comprar mais do que o necessário, aumentando, de maneira desnecessária, o uso de capital de giro."

Para uma excelente administração, o layout do estoque deve auxiliar a entrada e saída de materiais, a movimentação, a identificação dos produtos, o fluxo de veículos deve ser facilitado evitando assim a quebra e com isso perdas e principalmente o ambiente deve ser limpo, arejado e protegido de ações climáticas (chuvas, frio ou calor excessivo).

A Guarda Brasil possui excelentes opções para armazenamento do estoque da sua empresa com espaços de tamanhos modulados de acordo com a sua necessidade, além de serem limpos, arejados, com ampla área para fluxo de entrada e saída de veículos, segurança, portaria, recepção, e muito mais.

Ficou interessado? Venha conhecer a unidade mais próxima de você. Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato.

Seu e-mail foi enviado com sucesso!
Captcha obrigatório